Imagem de fundo

Analise as assertivas abaixo quanto à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:I - Tr...

Analise as assertivas abaixo quanto à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:


I - Tratando-se de atribuição originária do Procurador-Geral de Justiça, caso o órgão ministerial conclua pelo arquivamento do inquérito originário, em regra, deve ser acolhida a promoção pelo Poder Judiciário sem que se questione ou entre no mérito da avaliação deduzida pelo titular da ação penal.

II - Não obstante previsão expressa do duplo grau de jurisdição na Convenção Americana de Direitos Humanos, internalizada no sistema jurídico brasileiro, nas hipóteses de acusado com foro por prerrogativa de função é possível que não exista recurso adequado para impugnar matéria de fato e de direito.

III - Viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atração por continência ou conexão do processo do corréu ao foro por prerrogativa de função de um dos denunciados.

IV - Pela regra de atualidade, a competência será automaticamente alterada a partir do momento em que o acusado seja diplomado em cargo detentor de foro por prerrogativa de função, remanescendo válidos os atos praticados pelas autoridades inicialmente competentes, afigurando-se desnecessária a ratificação de denúncia eventualmente oferecida e recebida.


Assinale a alternativa correta:

A

Somente as alternativas I e II estão corretas.

B

Somente a alternativa III está correta.

C

Somente as alternativas II e IV estão corretas.

D

Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

E

Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.