Imagem de fundo

Considere os princípios e diretrizes do SUS e a situação atual do expressivo número de ...

Considere os princípios e diretrizes do SUS e a situação atual do expressivo número de refugiados que estão atravessando a fronteira brasileira na região norte do país. Qual é a afirmação correta?

A

Os refugiados, não sendo cidadãos brasileiros, não representam demanda potencial por atenção nos serviços de saúde, apesar de criarem novo cenário epidemiológico que demanda ações de vigilância e articulação com setores envolvidos em políticas sociais.

B

Os refugiados, não sendo cidadãos brasileiros, não representam demanda potencial por atenção nos serviços de saúde; mas demandam ações de vigilância epidemiológica a cargo de organismos internacionais (OPAS, OMS) que serão integradas a outros setores envolvidos em políticas sociais.

C

Ações de vigilância epidemiológica e articulação com outros setores envolvidos em políticas sociais devem ser desenvolvidas para o potencial aumento de demanda por atenção nos serviços de saúde.

D

Embora não tragam impactos diretos ao setor saúde, os refugiados representarão impacto indireto, pois as mudanças sócio sanitárias certamente impactarão nas demandas por atenção à saúde, ações de vigilância epidemiológica e políticas inter-setoriais de impacto na saúde.