As diferentes abordagens de comércio internacional procuram apresentar os fatores que e...

As diferentes abordagens de comércio internacional procuram apresentar os fatores que explicam as vantagem dos países, com diferentes condições de produtividade do trabalho, grau de concorrência, nível tecnológico ou de dotação relativa de fatores ao estabelecer maior liberdade nos fluxos comerciais entre si, bem como analisar os principais efeitos econômicos internos. Tais teorias mostram as vantagens das negociações comerciais, revelando que quando os países vendem mercadorias e serviços uns para os outros, essa troca é quase sempre benéfica para ambos os lados.

Considerando essas abordagens, indique a alternativa CORRETA.

A
No modelo de Hecksher-Ohlin, as vantagens comparativas são definidas a partir da produtividade do trabalho, com o comércio gerando efeitos positivos para promover melhor distribuição de renda e ampliar o comércio intraindustrial.
B
O comércio interindustrial de mercadorias afeta a remuneração dos fatores empregados no processo de produção e, assim, a abertura comercial entre duas economias, uma abundante em capital e outra abundante em mão de obra, tende a igualar os valores nominais dos salários pagos por elas, a longo prazo, favorecendo a distribuição de renda a favor do fator mais escasso.
C
A abertura e maior integração comercial entre países avançados, abundantes em capital e tecnologia e com mercados dominado por oligopólios, de acordo com o modelo de Krugman, promove o comércio intra-industrial e leva a preços mais baixos dos produtos negociados devido à exploração das economias de escala.
D
O Paradoxo de Leontief contradiz o princípio ricardiano das vantagens absolutas, indicando que o país exporta os bens que possui custo de oportunidade relativo menor do que seus parceiros comerciais.