Imagem de fundo

Os modelos explicativos do processo saúde-doença-cuidado apresentam concepções diferent...

Os modelos explicativos do processo saúde-doença-cuidado apresentam concepções diferentes que se complementam, auxiliando na compreensão dos fenômenos epidemiológicos, bem como na implementação mais adequada de estratégias de promoção, prevenção e manutenção da saúde. Diante desse contexto, é CORRETO afirmar que:

A

no modelo processual, a saúde é entendida como o equilíbrio entre os elementos que compõem o organismo humano.

B

o conceito biomédico da doença é definido como desajuste ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo que conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, de um sistema, ou de todo o organismo, ou de suas funções vitais.

C

o modelo sistêmico apresenta uma dimensão basicamente qualitativa de todo o ciclo, dividindo o desenvolvimento do processo saúde-doença em dois momentos sequenciais: o pré-patogênico e o patogênico.

D

no modelo xamanístico, o cuidado significa a busca pela saúde que, nesse caso, está relacionada à busca do equilíbrio do corpo com os elementos internos e externos.

E

no modelo holístico, o adoecer é concebido como resultante de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo requeridos para reatar o enlace com as divindades,