“A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos e, à luz do ...

“A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos e, à luz do conhecimento atual, é uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, que leva a uma baixa necessidade de hospitalização e que, via de regra, não vinha sendo associada a complicações” (BRASIL, 2016, p. 8).

Sobre a Zika vírus, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os sinais e sintomas ocasionados pelo vírus Zika, em comparação aos de outras doenças exantemáticas (dengue, chikungunya e sarampo), são mais acentuados, diferenciando-se pela hiperemia conjuntival. Não há alterações significativas na contagem de leucócitos e plaquetas.

( ) A infecção pelo vírus Zika pode cursar com febre baixa (ou, eventualmente, sem febre), exantema máculopapular, artralgia, mialgia, cefaleia, hiperemia conjuntival e, menos frequentemente, edema, odinofagia, tosse seca e alterações gastrointestinais, principalmente vômitos.

( ) A educação em saúde é uma poderosa arma para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. Essas ações, no entanto, são de responsabilidade exclusiva das unidades de saúde da família, pois apenas esses profissionais estão preparados para tratar sobre os sinais e sintomas da doença.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A
V V V
B
F F F
C
F F V
D
F V F
E
V V F