Em relação aos métodos contraceptivos, assinale a alternativa correta.

1
Q1577480
Enfermagem Métodos Contraceptivos
Questão inédita Questão de autoria de um professor do Gran!
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos - AOCP
Prova: AOCP. - Prefeitura de João Pessoa - Enfermeiro - 1º Simulado - 2021

Em relação aos métodos contraceptivos, assinale a alternativa correta.

A

O método ogino-knaus (tabelinha ou calendário) é feito por meio do cálculo do período fértil da mulher mediante a análise de seu padrão menstrual prévio, durante quatro a seis meses. Com a ovulação, ocorre entre cinco a seis dias antes da próxima menstruação.

B

O DIU atua impedindo a fecundação, porque torna mais difícil a passagem do espermatozoide pelo trato reprodutivo feminino, reduzindo a possibilidade de fertilização do óvulo. Ele não deve ser inserido no período menstrual.

C

Recomenda-se tomar as pílulas de anticoncepção de emergência até, no máximo, sete dias após a relação sexual desprotegida; após esse período, a eficácia diminui.

D

Entre as mulheres que amamentam, a possibilidade de retomada das ovulações é remota nos primeiros seis meses pós-parto. A mulher deve ser orientada a usar outro método anticoncepcional quando a menstruação retornar, parar de amamentar em tempo integral e começar a oferecer outros alimentos e líquidos e quando o bebê completar quatro meses.

E

Pílulas com progestogênio ou minipílulas são constituídas por progestogênio isolado e podem ser utilizadas na amamentação. Nas lactantes, o uso deve ser iniciado após seis semanas do parto e, nas não lactantes, o uso desse medicamento é contínuo após o término da cartela. Não deve haver interrupção entre uma cartela e outra nem durante a menstruação.