Imagem de fundo

Em 1989 foi criado o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar (PRONAR), que est...

Em 1989 foi criado o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar (PRONAR), que estabeleceu metas para o controle da qualidade do ar no país. Desde então, vários programas foram criados, como, por exemplo, o Programa de Controle da Poluição por Veículos Automotores (PROCONVE), que estabeleceu padrões de emissões de poluentes para carros, ônibus e caminhões novos. A partir de 2012, esse programa passou a estabelecer limites de emissão de poluentes mais rígidos, visando à redução na poluição atmosférica, em razão da possibilidade de incorporação de novas tecnologias nos motores e da utilização de combustíveis com menor teor de enxofre.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando os efeitos e características dos principais poluentes do ar, assinale a opção correta.

A

Inventariar emissões de gases consiste em contabilizar a sua quantidade em determinado período de tempo, sem identificar a origem dessas emissões para a atmosfera.

B

O principal produto da combustão dos motores dos automóveis, considerando-se o volume gasoso lançado na atmosfera, é o monóxido de carbono (CO).

C

Um dos produtos resultantes da combustão do óleo diesel é o dióxido de enxofre (SO2), um gás potencialmente capaz de provocar o fenômeno conhecido como chuva ácida.

D

Poluentes de efeito local são aqueles que não contribuem para o agravamento dos efeitos globais da poluição do ar.