Imagem de fundo

Deseja-se obter um modelo funcional de uma saída de um circuito em análise de corrente ...

Deseja-se obter um modelo funcional de uma saída de um circuito em análise de corrente contínua (DC) quando em regime estacionário. Considerando-se que se pode aproximar o comportamento desta saída como linear para qualquer valor de carga resistiva utilizada, decidiu-se utilizar um equivalente Thevenin como modelo simplificado. Para utilizar este modelo, são necessários 2 (dois) parâmetros: a tensão da fonte e a resistência série. Para a tensão da fonte, está sendo considerado o valor máximo de tensão obtido quando há ausência de carga. Dispõe-se de um voltímetro, um amperímetro, uma carga resistiva fixa e uma variável, e uma fonte variável. Para encontrar o valor da resistência série, o procedimento correto é:
A
Conectar a carga resistiva fixa à saída do circuito, utilizar o voltímetro conectado em paralelo com a carga e variar a tensão de alimentação do circuito até a tensão lida ser um quarto da máxima. Neste momento, o valor procurado será a diferença ente a tensão original da fonte e a tensão lida no voltímetro.
B
Conectar a carga resistiva variável à saída do circuito, utilizar o voltímetro conectado em paralelo com a carga e variar a resistência até obter no voltímetro uma leitura que seja a metade da saída máxima. Neste momento, o valor procurado será o valor da carga.
C
Conectar a carga resistiva variável à saída do circuito, utilizar o voltímetro em paralelo com esta carga, conectar o amperímetro entre a saída do circuito e a resistência, e variar a resistência até que o produto dos valores lidos nos equipamentos seja o menor possível. Neste momento, o valor procurado será o valor da carga.
D
Conectar a carga resistiva variável à saída do circuito, utilizar o voltímetro em paralelo com esta carga, conectar o amperímetro entre a saída do circuito e a resistência, e variar a resistência até que o produto dos valores lidos nos equipamentos seja a metade do produto dos valores lidos sem a carga.
E
Não é possível encontrar o valor pedido com os equipamentos fornecidos.