Imagem de fundo

Em um processo industrial de fabricação de peças automotivas, uma máquina injetora de p...

Em um processo industrial de fabricação de peças automotivas, uma máquina injetora de plástico é configurada para operar em 65 °C. Para estabelecer o controle sobre a temperatura, a máquina utiliza ação de controle Proporcional (P) com constante de proporcionalidade (kp) igual a 1,35. Considerando o processo apresentado, assinale a alternativa correta.

A

O processo de injeção de plástico depende apenas da velocidade de injeção, sendo a temperatura irrelevante na fabricação de peças automotivas, pois as ligas utilizadas são adaptadas a altos impactos térmicos e não sofrem deformação com a presença de calor.

B

Quando a temperatura estiver em 62 °C, o valor da variável manipulada será igual ao quadrado do setpoint (SP).

C

A ação de controle Proporcional (P) pode ser implementada em um CLP (Controlador Lógico Programável), pois esse dispositivo é capaz de realizar cálculos e acionar dispositivos de saída de acordo com variações em sua entrada analógica.

D

A medição de temperatura desse processo deve ser realizada por um pirômetro de varredura, pois a faixa de temperatura é baixa, adequada a esse tipo de sensor.

E

As ações de controle Proporcional e Integral são independentes da diferença entre o valor da variável de processo (PV) e o setpoint (SP).