Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são largamente utilizados em controle de p...

Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são largamente utilizados em controle de processos industriais em que sua programação pode ser implementada em diversas linguagens disponíveis. De acordo com as definições de CLP, é correto afirmar que

A

a conversão grafcet-ladder permite o projeto do programa de controle para o CLP contemplando a instrução first scan que ocorre na primeira varredura do programa.

B

os CLPs foram os primeiros dispositivos a permitirem a padronização da linguagem Java em seu core nativo de acordo com a norma IEC 61131-3 e, até a atualidade, correspondem a 83% dos programas implementados no Brasil.

C

os sensores de proximidade industriais atendem a padrões elétricos que permitem a utilização nas entradas digitais dos CLPs que operam de 0 a 5 V, com tolerância máxima de 5%, e os sensores analógicos atendem ao padrão de 4 a 20 mA e 0 a 30 Vcc, com resolução mínima de 24 bits.

D

a rede industrial de protocolo DeviceNet apresenta 5 condutores de dados que são conectados na interface de rede do CLP, sendo os condutores CAN_H, CAN_L, RX, TX e CD, respectivamente, de acordo com a ODVA para cabos planos com blindagem.

E

as interfaces de saídas digitais e analógicas são idênticas em termos de hardware, diferenciando-se apenas em software.