Imagem de fundo

A cogeração corresponde a produção simultânea de diferentes formas de energia útil a pa...

A cogeração corresponde a produção simultânea de diferentes formas de energia útil a partir de uma mesma fonte energética primária. Considerando, por exemplo, uma unidade de processo, produzindo e fornecendo calor (para cozimento, secagem, lavagem, etc) na forma de vapor ou agua quente. Seja, uma outra unidade de processo que utiliza energia eletromecânica (bombas, compressores iluminação, etc). A primeira unidade de processo pode usar o vapor de seu processo para gerar energia elétrica e atender a segunda unidade. Diferentes ciclos são utilizados para configuração de centrais de cogeração entre eles o ciclo a vapor, a gás, a diesel e combinado. Se a disposição de componentes do ciclo é topping, a geração prioriza o atendimento da demanda eletromecânica, enquanto a de disposição bottoming prioriza a demanda térmica. O gás natural poderá viabilizar a inserção do componente térmico na matriz energéticas brasileira, contribuindo para reduzir o impacto da atriz energética atual, susceptível a fatores climáticos de larga escala. Nesta utilização, a cogeração é uma alternativa que obtém rendimentos na ordem de 80% além de reduzido impacto ambiental. A respeito da utilização da cogeração em seus diversos ciclos pode-se afirmar corretamente:
A
o ciclo diesel de cogeração fornece eletricidade e vapor.
B
o ciclo a gás faz uso de caldeiras e turbinas combinadas.
C
o ciclo a vapor faz uso de um conjunto de geradores acoplados com compressor/câmera de combustão/turbina.
D
o ciclo combinado que acopla turbina a gás com caldeira de recuperação como unidade bottoming e turbina a vapor como unidade topping tem vantagem de duplo conjunto de produção eletromecânica.
E
apesar da parcela de calor gerado no regime bottoming ser inferior ao do topping, para empresas cujo atendimento térmico (vapor, água quente ou fria) da unidade de processo é prioritário (paridade térmica) o emprego da disposição topping é favorecido.