O motor elétrico é uma máquina capaz de transformar a energia elétrica em mecânica, usando em geral o princípio da reação entre dois campos magnéticos. Nesse sentido, quanto à instalação de motores elétricos, pode-se afirmar que
I. os motores de corrente alternada podem ser classificados quanto ao campo em motor paralelo e motor Shunt (série), sendo utilizados onde se exija fina variação de velocidade, como por exemplo, na tração elétrica de trens.
II.os motores de corrente contínua podem ser classificados quanto à rotação em motores síncronos, que acompanham a velocidade síncrona, e assíncronos (de indução), que giram acima do sincronismo.
III.em bombas, compressores e ventiladores de pequenas e médias potências utiliza-se exclusivamente motores Shunt (série) por serem mais robustos e de mais fácil fabricação (menor custo).
IV.para grandes potências usa-se mais freqüentemente os motores síncronos que, conforme o número de pólos e a freqüência da rede elétrica, giram rigorosamente em certa rotação, e exigem uma fonte de corrente contínua para o campo.
V.a sobrecarga de qualquer motor elétrico traduz-se por elevação de temperatura que pode danificar o isolamento dos condutores das bobinas, logo, deve-se utilizar dispositivos de proteção como fusíveis e chaves magnéticas com relés térmicos.
Quais estão corretas?
Apenas a I e a II.
Apenas a II e a III.
Apenas a III e a IV.
Apenas a IV e a V.
Apenas a I e a V.