Questão 455101 - Transformadores e Máquinas Elétricas

Concurso: Eletrobrás Distribuição Acre - AC (ELETROACRE/AC) 2011

Cargo: Engenheiro Elétrico

Banca: MAKIYAMA

Nível: Superior

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Transformadores e Máquinas Elétricas

O torque mecânico no eixo da máquina síncrona surge devido à interação de dois campos magnéticos girantes. A alternativa que descreve corretamente estes dois campos magnéticos girantes é:

  • A.

    Campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade constante (localizado no motor) e campo magnético produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos variáveis no estator).

  • B.

    Campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade variável (localizado no motor) e campo magnético girante produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos fixos no estator).

  • C.

    Campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade constante (localizado no rotor) e campo magnético girante produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos fixos no estator).

  • D.

    Campo magnético produzido pela impedância do motor que se move a uma velocidade constante e campo magnético produzido pelas correntes trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos variáveis no estator).

  • E.

    Campo magnético produzido pelas tensões trifásicas nos enrolamentos da armadura (enrolamentos variáveis no rotor) e campo magnético produzido pela corrente no enrolamento de campo que se move a uma velocidade constante (localizado no motor).