Imagem de fundo

Dispositivos de proteção e aterramento são utilizados para garantir a segurança das ins...

Dispositivos de proteção e aterramento são utilizados para garantir a segurança das instalações elétricas tanto para os usuários quanto para os equipamentos presentes na rede.

Em relação a esses dispositivos, assinale a alternativa incorreta.

A

Dispositivos de proteção contra curto-circuito devem ser projetados para interromper a corrente de curto-circuito antes que seus efeitos térmicos, elétricos e mecânicos possam se tornar perigosos.

B

Dispositivos de proteção contra sobretensão devem estar ligados diretamente ao neutro da rede elétrica, para que possam devolver à rede qualquer quantidade de energia que exceda a capacidade dos dispositivos instalados.

C

Um aterramento de uma estrutura elétrica tem como objetivo estabelecer uma referência para a rede elétrica e permitir o fluxo seguro de correntes elétricas indesejadas (correntes de raios, curto-circuito, entre outros) para a terra.

D

Nas instalações elétricas, o aterramento funcional consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e está relacionado com o funcionamento correto, seguro e confiável da instalação.