Em relação a aterramento e sistemas de proteção de descargas atmosféricas, assinale a o...

Em relação a aterramento e sistemas de proteção de descargas atmosféricas, assinale a opção correta.

A

Segundo as normas pertinentes, as torres de transmissão de energia devem ser aterradas por hastes de alta resistência elétrica para restringir o valor da corrente no solo em caso de descargas atmosféricas.

B

Para a análise da chamada tensão de toque, é necessário considerar que, caso uma pessoa toque em uma torre energizada, a sua resistência estará em série com a resistência do pé-da-torre.

C

A denominada tensão de passo é calculada considerando-se, como referência, que o passo de uma pessoa tem comprimento de um metro; por isso, em subestações de alta tensão, por motivos de segurança, recomenda-se caminhar com passos largos, maiores que um metro de comprimento.

D

A norma NBR 14136 prevê um rebaixo na tomada de energia elétrica para evitar o contato da pessoa com a parte eletrificada da tomada durante a conexão do plugue.

E

O contato com condutores em altas tensões e baixas correntes provoca choques elétricos mais intensos quando comparado àqueles produzidos por contato com condutores que carregam altas correntes.