Imagem de fundo

Em meados do século XVIII, Benjamin Franklin descobriu que os relâmpagos são o mesmo qu...

Em meados do século XVIII, Benjamin Franklin descobriu que os relâmpagos são o mesmo que descargas elétricas e, através de experiências, inventou o pára-raios, que é utilizado até hoje na proteção contra descargas atmosféricas de construções. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

A

O uso de mastros com captores Franklin em prédios altos visa a proteção localizada de antenas e toda a estrutura existentes na edificação, não havendo a necessidade do restante do prédio ser protegido por uma Gaiola de Faraday.

B

No nível do solo e dos anéis de cintamento (a cada 20 metros de altura), deverão ser equalizados os aterramentos do neutro da concessionária elétrica, do terra da concessionária de telefonia, outros terras de eletrônicos e de elevadores (inclusive trilhos metálicos), tubulações metálicas de incêndio e gás (inclusive o piso da casa de gás quando houver), tubulações metálicas de água, recalque, etc.

C

Para um bom dimensionamento da malha de aterramento é imprescindível a execução prévia de um estudo da resistividade de solo.

D

A função dos anéis de cintamento em um SPDA é equalizar os potenciais das descidas minimizando assim o campo elétrico dentro da edificação.

E

Os anéis de cintamento recebem descargas laterais e a distribui pelas descidas.