Imagem de fundo

A NB-3 classifica os sistemas elétricos de baixa tensão, tendo em vista a situação da a...

1
Q455102
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A NB-3 classifica os sistemas elétricos de baixa tensão, tendo em vista a situação da alimentação e das massas (e eventuais elementos condutores) em relação à terra. As instalações devem ser executadas num dos sistemas indicados a seguir:

 sistema TN, com as variações TN-S, TN-C-S e TN-C;

 sistema TT;

 sistema IT (312.2.1).

Na Análise do Sistema de Aterramento denominado “Sistema TN”, não se pode afirmar que

A

no caso de uma falta entre fase e massa, o percurso da corrente de falta é constituído exclusivamente de elementos condutores.

B

as massas não estão sujeitas às sobretensões devidas as quedas de tensão no neutro, tanto para corrente normal, como para corrente de falta.

C

a tensão nas massas, em serviço normal, será sempre igual à tensão do ponto de ligação entre o neutro e o condutor de proteção - no sistema TN-S - ou entre o neutro e a massa - sistema TN-C.

D

tanto em condições normais como com correntes de falta, a tensão nas massas será maior no tipo TN-C do que no TNS, devido à queda de tensão no neutro da instalação do consumidor (312.2.3.2).

E

os sistemas desse tipo têm um ponto diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.