Imagem de fundo

A necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SP...

A necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é uma precaução para que se evitem prejuízos ou até como exigência de seguradoras, tendo em vista que os raios causam danos físicos às instalações e às pessoas. Com relação à instalação de SPDA, assinale a alternativa correta.
A
A norma ABNT NBR 5419/2005 fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de SPDA, para proteger edificações e estruturas contra a incidência direta dos raios, inclusive em sistemas ferroviários, sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica externos às estruturas, sistemas de telecomunicação externos às estruturas e plataformas marítimas.
B
Um SPDA projetado e instalado, conforme a norma ABNT prevista para essa finalidade, assegura a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e de bens.
C
Um SPDA apresenta apenas dois subsistemas de componentes: o subsistema de captores e o subsistema de descidas.
D
No projeto dos captores, podem-se utilizar os seguintes métodos, conforme o caso: ângulo de proteção (método Franklin); e (ou) esfera rolante ou fictícia (modelo eletrogeométrico); e (ou) condutores em malha ou gaiola (método Faraday).
E
O uso de ferragem específica em estruturas de concreto armado, como aterramento das fundações, não se encontra prevista na norma ABNT para SPDA.