Questão 1062798 - Equipamentos de proteção (relés, disjuntores, fusíveis etc)

Concurso: Prefeitura de Curitiba - PR 2019 (2ª edição)

Cargo: Engenheiro Eletricista

Banca: Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível: Superior

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Proteção de sistemas elétricos Equipamentos de proteção (relés, disjuntores, fusíveis etc)

A crescente disponibilidade de dispositivos diferenciais-residuais (dispositivos DR) e de dispositivos de proteção contra surtos (DPS) foi um dos fatores que possibilitaram um notável aumento nos níveis de proteção e de segurança das instalações elétricas de baixa tensão em relação ao usualmente observado há poucas décadas. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. O circuito magnético dos dispositivos DR deve envolver todos os condutores vivos do circuito, inclusive o neutro, mas nenhum condutor de proteção; todo condutor de proteção deve passar exteriormente ao circuito magnético.
  • B. Quando o objetivo for a proteção contra sobretensões de origem atmosférica transmitidas pela linha externa de alimentação, bem como a proteção contra sobretensões de manobra, os DPS devem ser instalados junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de distribuição principal localizado o mais próximo possível do ponto de entrada.
  • C. Os DPS junto ao ponto de entrada da linha elétrica na edificação ou no quadro de alimentação principal podem ser posicionados a montante ou a jusante de um ou mais dispositivo(s) DR, mas é necessário respeitar condições específicas para cada caso.
  • D. Para assegurar a seletividade entre dois dispositivos DR em série, esses dispositivos devem satisfazer, simultaneamente, as seguintes condições: a) a característica tempo-corrente de não atuação do dispositivo DR a montante deve se situar acima da característica tempo-corrente de atuação do dispositivo DR a jusante; e b) a corrente diferencial-residual nominal de atuação do dispositivo DR a montante deve ser superior à do dispositivo DR a jusante.
  • E. Os DPS junto ao ponto de entrada da linha na edificação ou no quadro de alimentação principal devem ser posicionados entre fase e neutro.