Imagem de fundo

A utilização de valores pu em sistemas elétricos de potência apresenta diversas vantage...

1
Q455108
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A utilização de valores pu em sistemas elétricos de potência apresenta diversas vantagens. Qual alternativa abaixo não apresenta estas vantagens?

A

A simplificação no cálculo de circuitos com vários transformadores, pois eliminamos a necessidade de converter tensões e correntes, quando passamos de um enrolamento a outro em cada transformador.

B

Os valores pu fornecem uma visão melhor do problema de vez que, em circuitos com vários transformadores, as quedas de tensão em volt diferem enormemente quando se passa de um circuito de alta tensão para um de baixa, o que não ocorre quando se utilizam valores pu.

C

Na resolução de circuitos através de algoritmos computacionais, valores numéricos dos parâmetros da rede, das excitações e das respostas são de mesma ordem de grandeza. Esse fato permite obter resultados numéricos de melhor qualidade quando se utiliza uma aritmética de precisão finita, como é o caso dos computadores.

D

Os valores das impedâncias de máquinas elétricas, se bem que em ohm são muito variáveis de máquina para máquina, em pu são praticamente iguais, independentemente da tensão e da potência da máquina.

E

Quando trabalharmos com valores em pu não precisamos definir grandezas fundamentais, pois os valores em pu tornam-se valores de base. Se fixarmos valores de base para tensão e corrente, nenhuma outra tensão ou corrente será expressa como uma porcentagem ou uma fração dessa grandeza (valor pu), facilitando, com isso, a resolução de circuitos.