Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Telecomunicações Sistemas de comunicação digitais, transmissão e recepção de sinais digitais

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

High-speed downlink packet access (HSDPA) e high-speed uplink packet access (HSUPA), que, juntas, vêm sendo chamadas de high-speed packet access (HSPA) e vêm sendo especificadas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), têm por objetivo o incremento da taxa de transmissão nos enlaces direto e reverso em sistemas de comunicações móveis. Taxas da ordem de 10 Mbps, no enlace direto, e de 4 Mbps, no enlace reverso, vêm sendo esperadas na maturidade dessas tecnologias. As tecnologias HSPA e wideband code division multiple access (WCDMA) podem, em princípio, compartilhar os mesmos elementos de rede, incluindo-se estações rádio base, radio network controllers (RNC), serving GPRS support node (SGSN) e gateway GPRS support node (GGSN), no subsistema de rádio e no core da rede.

  • C. Certo
  • E. Errado