Imagem de fundo

Um sistema de energia elétrica em corrente alternada (CA) utiliza, em cada uma das suas...

Um sistema de energia elétrica em corrente alternada (CA) utiliza, em cada uma das suas partes, níveis de tensões elétricas mais convenientes. Por exemplo, a geração (da ordem de megawatts) utiliza a média tensão, a transmissão (da ordem de gigawatt) utiliza a alta ou extra alta tensão e a utilização final da energia elétrica em instalações prediais é em geral realizada em baixa tensão. Para o nível de tensão se adequar ao que for conveniente são instaladas subestações transformadoras ou simplesmente subestações (SE). Uma SE é constituída basicamente de transformador de potência, condutores, dispositivos de proteção e manobra e aterramento. A concessionária de energia local fornece normas para instalação da rede de distribuição em média tensão. A concessionária de energia no estado do Pará é a CELPA. A respeito de projetos e instalações de SE é correto afirmar que
A
no projeto de SE é necessária a determinação da coordenação de isolamento para especificação do nível de isolamento dos cabos de energia.
B
no fornecimento de energia em média tensão, para potência de até 300kVA, a CELPA através de sua NTD-02, recomenda o uso de postes circular para instalação de SE aéreas (subestações ao tempo em poste).
C
os para-raios de distribuição são conectados o mais próximo possível do transformador instalado em poste e devem apresentar uma baixa resistência durante a descarga para terra, elevando sua resistência para limitar a corrente subsequente.
D
os transformadores de distribuição trifásicos, empregados em rede pública, têm em seu secundário a ligação em estrela para disponibilizar acesso ao condutor neutro, que é sempre o mais carregado por ser comum a todos os circuitos.
E
a chave fusível é um dispositivo do tipo interruptor – proteção empregada em subestações em poste.