Imagem de fundo

Os temporizadores são dispositivos eletroeletrônicos capazes de realizar a contagem de ...

Os temporizadores são dispositivos eletroeletrônicos capazes de realizar a contagem de tempo e possibilitar um atraso no acionamento de equipamentos de instalação elétrica, tais como portões eletrônicos, alarmes etc. As chaves de partida indireta de motores utilizam temporizadores para fazer o chaveamento entre a partida e a operação nominal do motor. Avalie as afirmações a respeito dos temporizadores a seguir e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) Os temporizadores com retardo na energização acionam seus contatos imediatamente após a bobina ser energizada e iniciam a contagem de tempo. Após a contagem do tempo selecionado os contatos são desligados.

( ) Os osciladores também podem ser considerados temporizadores.

( ) Os temporizadores com retardo na desenergização acionam seus contatos imediatamente após a bobina ser energizada. Somente após o desligamento da bobina é que se inicia a contagem de tempo. Ao final da contagem de tempo os contatos são desligados.

( ) Ao ligar a bobina de um temporizador com retardo na energização inicia-se a contagem de tempo mas nada acontece com seus contatos. Ao término da contagem de tempo seus contatos ligam e permanecem neste estado até que a bobina seja desligada.

( ) Os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) possuem funções de temporização tanto no modo com retardo na energização, quanto no modo com retardo na desenergização. No entanto, os CLPs não possuem a função de oscilador.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:


A

F, F, V, V, V

B

V, F, F, F, V

C

V, V, F, F, F

D

F, F, F, F, V

E

F, V, V, V, F