Questão de concurso
1
Q1382884
Farmácia Farmacovigilância e Epidemiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET IAUPE - SES PE - Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco - Residência Multiprofissional em Saúde - Área: Farmácia

Avaliação da causalidade compreende a avaliação da probabilidade de que um evento adverso seja consequência do uso do medicamento, quando se refere a um caso individual. Considerando as categorias de causalidade definidas pela OMS (2005), relacione a primeira coluna (causalidade) com a segunda (definição).

1. Definida

2. Provável

3. Possível

4. Improvável

5. Condicional/Não classificada



( ) Trata-se de evento clínico, confirmado em exame laboratorial, notificado como sendo um evento adverso, sobre o qual são necessários mais dados para avaliação adequada ou quando os dados adicionais estão sendo analisados.


( ) Trata-se de evento clínico, incluindo-se anormalidades em exames laboratoriais, que se apresenta em período de tempo razoável de administração do medicamento, mas que também pode ser explicado por doença concomitante ou outros medicamentos ou substâncias químicas. A informação da retirada do medicamento pode estar ausente ou não conclusiva.


( ) Trata-se de evento clínico, incluindo-se anormalidades em exames laboratoriais, que ocorre em espaço de tempo plausível em relação à administração do medicamento e que determina improvável relação causal, no qual outros medicamentos, substância química ou doenças subjacentes fornecem explicações possíveis


( ) Trata-se de um evento clínico, incluindo anormalidade de exames laboratoriais, que ocorre em espaço de tempo esperado em relação à administração do medicamento e que não pode ser explicado pela doença de base por outros medicamentos ou por substâncias químicas. A resposta à suspensão do uso do medicamento deve ser clinicamente plausível. O evento deve estar definido farmacológica ou fenomenologicamente, usando-se um procedimento de reintrodução satisfatória, se possível.


( ) Trata-se de evento clínico, confirmado em exame laboratorial, manifestado no tempo esperado em relação à administração do medicamento, não explicado pela doença, por outros medicamentos ou por substância química e que seguem resposta clínica razoável após a retirada. Há resposta clínica, em tempo previsto, que se manifesta na suspensão do medicamento. Não há necessidade de testar a readministração.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

A

2 – 3 – 4 – 5 – 1

B

4 – 2 – 5 – 1 – 3

C

1 – 4 – 2 – 3 – 5

D

3 – 1 - 5 – 4 – 2

E

5 – 3 – 4 – 1 – 2