Questão de concurso
1
Q1489589
Farmácia Tipos de estudos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Prova: UFMG - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Farmacêutico

Os ensaios clínicos ou estudos de intervenção são estudos farmacoepidemiológicos nos quais a variável independente tem efeito presumidamente benéfico e pode ser um fármaco ou um novo procedimento preventivo ou terapêutico. Se um fármaco possui atividade terapêutica, são conduzidos ensaios préclínicos em animais quando, após comprovação de segurança e eficácia, serão submetidos a diferentes fases de ensaios clínicos, respeitando uma série de princípios éticos, definidos internacionalmente.

Com relação a esses ensaios clínicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

A

Os ensaios clínicos de fase I são normalmente realizados com voluntários saudáveis e objetivam o estabelecimento de parâmetros farmacocinéticos.

B

Os ensaios de fase IV compreendem a vigilância pós-comercialização do medicamento e objetivam monitorar a ocorrência de reações adversas raras decorrentes do seu uso prolongado.

C

Os estudos de fase II são realizados para investigação de eficácia e segurança, utilizando de 20 a 80 pacientes.

D

Os ensaios de fase III são randomizados e controlados. Utilizam maior número de pacientes (em relação às fases I e II), que são subdivididos em dois ou mais grupos de comparação (tratamento e controle).