Imagem de fundo

“Neste mundo, o tempo é um fenômeno local. Dois relógios, um ao lado do outro, batem qu...

“Neste mundo, o tempo é um fenômeno local. Dois relógios, um ao lado do outro, batem quase no mesmo compasso. Mas relógios separados pela distância batem em compassos diferentes; quanto mais distantes, mais fora de compasso. Este princípio que marca o movimento dos relógios vale também para as batidas cardíacas, o ritmo de inspirações e expirações, o movimento do vento no capim. Neste mundo, a velocidade do tempo varia de local para local. […]. Ocasionalmente, um viajante se arriscará a ir de uma cidade a outra. […]. Como pode o viajante saber que alguma coisa mudou? Somente quando o viajante se comunica com a cidade que deixou percebe que penetrou em um novo território temporal. ” (LIGHTMAN, Alan. Sonhos de Einstein. Trad. Marcelo Levy. São Paulo: Companhia de Bolso, 2014, p. 88-89).

No mundo ficcional descrito no excerto acima, a duração dos eventos é relativa à localização do observador, e difere, conceitualmente, do absolutismo da simultaneidade de eventos presente na mecânica newtoniana ou no relativismo da simultaneidade de eventos na teoria einsteiniana. Qual das alternativas abaixo descreve o relativismo da simultaneidade de eventos na teoria da relatividade de Einstein?

A

A simultaneidade de eventos é um conceito relativo ao movimento de um observador quando comparado ao movimento de outro observador.

B

A simultaneidade de eventos é um conceito relativo ao intervalo de tempo medido por um observador quando comparado à sua distância de um outro observador.

C

A simultaneidade de eventos é um conceito relativo aos instrumentos de medida utilizados por um observador quando comparado aos instrumentos de medida utilizados por outro observador.

D

A simultaneidade de eventos é um conceito relativo à velocidade com que um observador se move quando comparado a um referencial em repouso absoluto.