Questões de Concurso #1097428
1
Q1097428
História Educação em História
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2015
Banca: Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
Prova: USCS - Prefeitura de Mogi das Cruzes - Professor II de Ensino Fundamental História

Considere o texto e a obra do autor a seguir. Segundo o historiador Leandro Karnal, “a concepção de moderno certamente causa um hiato profundo entre o discurso do professor e do aluno. Esse hiato não é acidental, pois a própria palavra “moderno” apresenta uma ambiguidade de referir-se tanto ao que é atual como ao período imediatamente posterior à Idade Média. Tomando o ponto de vista da classificação cronológica, entendeu-se o “moderno” como algo que iniciava com a queda de Constantinopla (maio de1453) até a Revolução Francesa (1789)”. (KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Editora contexto, 2003, p 127.)



( ) O autor sugere que existe uma limitação nos marcos históricos.

( ) Só a classificação cronológica não soluciona totalmente a problemática.

( ) A problemática em questão é voltada à compreensão da História sob o ponto de vista europeu e político, porém não é um recorte válido.

( ) O problema aprofunda-se se pudermos levar em conta que processos tidos como típicos da Idade Moderna, como o Renascimento, já estavam em pleno curso quando da queda de Constantinopla juntamente com o avanço do poder burguês.

( ) O termo moderno quando pensado sob o viés da História, é aquilo que se contrapõe ao antigo ou substitui o velho pelo novo.

( ) O aspecto cronológico apontado pelo autor soluciona a problemática no que se refere à modernidade pensada pela História.


Identifique as afirmações com (V) para verdadeiro e (F) para falso, sendo a sequência de cima para baixo, e marque a alternativa correta:

A

V – V – F – V – F – V.

B

V – F – V – V – V – F.

C

V – V – V – V – F – F.

D

F – F – V – V – V – V.