O Caderno de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao falar sobre o processo de aprender e ensinar, construir e interagir orienta que “O núcleo central da integração de todas as recentes contribuições teórico-pedagógicas refere-se ao reconhecimento da importância da atividade mental construtiva nos processos de aquisição de conhecimento. Daí o termo construtivismo, denominando essa convergência. Assim, o conhecimento é, antes de mais nada, uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem cultural e psicológica.”
Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar:
A atividade construtiva, física ou mental permite interpretar a realidade e construir significados, ao mesmo tempo que permite construir novas possibilidades de ação e de conhecimento.
O conhecimento é visto como algo situado fora do indivíduo, a ser adquirido por meio de cópia do real.
O saber é como algo que o indivíduo constrói independentemente da realidade exterior, dos demais indivíduos e de suas próprias capacidades pessoais.
No processo de ajustamento com o objeto a ser conhecido, o sujeito conduz a ação educativa independentemente da escola ou do educador.