Questões de Concurso de Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Legislação Federal

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1147109

Concurso UFCE Residência em Cuidado Cardiopulmonar - Área: Fisioterapia 2020

Questão 44

Apoio às residências em saúde (ARES)

Nível Superior

O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia trata dos deveres do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão, sem prejuízo de todos os direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico. O que se constitui dever fundamental do fisioterapeuta, segundo sua área e atribuição específica?

  • A.

    Reprovar quem infringir postulado ético ou dispositivo legal e representar impreterivelmente ao Conselho Regional de Saúde, de acordo com o previsto no Código de Processo Ético-disciplinar.

  • B.

    Exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de sua profissão.

  • C.

    Manter sempre segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento de todo o pessoal sob sua direção, coordenação ou parceria.

  • D.

    Oferecer seus serviços profissionais de forma compatível com a dignidade da profissão garantindo à continuidade da assistência terapêutica prestada a cliente/paciente/usuário mesmo que esteja em tratamento com um colega.

Questão de Concurso - 1147958

Concurso UFCE Residência em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade - Área: Terapia Ocupacional 2020

Questão 48

Apoio às residências em saúde (ARES)

Nível Superior

De acordo com o código de ética da Terapia Ocupacional, aprovado pela Resolução nº 10 do COFFITO, em 1978, são deveres do Terapeuta Ocupacional:

  • A.

    Recomendar, prescrever e executar tratamento ou nele colaborar quando atentório à moral ou à saúde do cliente.

  • B.

    Pleitear honorários por assistência prestada a ascendentes, descendentes, colaterais, afins ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.

  • C.

    Promover ou participar de atividade de ensino ou pesquisa que envolva menor ou incapaz, sem observância às disposições legais pertinentes.

  • D.

    Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em casos de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal.

Questão de Concurso - 1147960

Concurso UFCE Residência em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade - Área: Terapia Ocupacional 2020

Questão 49

Apoio às residências em saúde (ARES)

Nível Superior

A Resolução Coffito 425, de 8 de julho de 2013 (D.O.U. nº 147, Seção 1 de 01/08/2013) tráz o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional que trata dos deveres do terapeuta ocupacional, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão. Sobre os deveres do profissional é correto afirmar:

  • A.

    Oferecer ou divulgar seus serviços profissionais pelos meios que dispuser e for conveniente de forma compatível com a dignidade da profissão e a leal concorrência.

  • B.

    Utilizar todos os conhecimentos técnico-científicos a seu alcance e aprimorá-los contínua e permanentemente, para promover a saúde e o bem estar, favorecer a participação e inclusão social.

  • C.

    Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, na forma de pleitear vantagem pessoal incompatível com o princípio de bioética de justiça.

  • D.

    Exercer sua atividade com zelo, sem probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, sem preservando a honra, o prestígio e as tradições de sua profissão.

Questão de Concurso - 1179679

Concurso MGS Fisioterapeuta 2018

Questão 13

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

De acordo com o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia (Art. 30° do Capítulo V), das Responsabilidades no Exercício da Fisioterapia, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    É proibido divulgar e declarar possuir títulos acadêmicos que não possa comprovar e não atenda às regulamentações específicas editadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional correta

  • B.

    O fisioterapeuta pode participar de atividades de ensino ou pesquisa apenas se houver aceitação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética e Pesquisa

  • C.

    O fisioterapeuta com formação strictu sensu, comprovada e regulamentada, pode utilizar para fins de identicação profissional o título de mestre ou doutor em eventos científicos, e em nenhum momento em anúncio profissional

  • D.

    É permitido ao fisioterapeuta trabalhar ou ser colaborador de entidade, na qual, sejam respeitados princípios éticos, bioéticos e a autonomia profissional

Questão de Concurso - 1038608

Concurso ALE Analista Legislativo - Área Fisioterapia 2018

Questão 26

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia trata dos deveres do fisioterapeuta no que tange ao controle ético do exercício da respectiva profissão, sem prejuízo dos direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico. Em relação ao Capítulo III do referido código, que trata do relacionamento com o cliente/paciente/usuário, assinale a alternativa correta.
  • A. O fisioterapeuta deve elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, porém pode encaminhar o plano de tratamento para ser realizado pelo respectivo estagiário ou outro profissional, eximindo a própria responsabilidade final quanto ao caso.
  • B. A informação quanto a consulta fisioterapêutica e diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos é de caráter exclusivo do profissional e da respectiva empresa.
  • C. É permitido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, especialmente por aplicativos como WhatsApp, Skype, Instagram e Facebook.
  • D. Inserir anúncio ou divulgação profissional, bem como expor, no próprio local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, é um direito do profissional/empresa, não exigindo autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal.
  • E. O fisioterapeuta deve zelar para que o prontuário do cliente/paciente/usuário permaneça fora do alcance de estranhos à equipe de saúde da instituição, salvo quando outra conduta seja expressamente recomendada pela direção da instituição e tenha amparo legal.

Questão de Concurso - 1010967

Concurso Especialista na Educação - Área Fisioterapeuta 2018

Questão 35

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Sobre questões éticas ligadas a crianças, o Código de Ética profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, aprovado pela resolução COFFITO – 424, de 8 de julho de 2013 prevê que
  • A. o atendimento realizado em crianças e adolescentes deve ser realizado na presença de um acompanhante do paciente.
  • B. o atendimento realizado em crianças deve ser realizado na presença de um acompanhante do paciente, mas adolescentes podem ser atendidos sozinhos.
  • C. a presença ou não de acompanhantes durante o atendimento realizado em crianças e adolescentes é inespecífica no código de ética.
  • D. a presença ou não de acompanhantes durante o atendimento realizado em crianças e adolescentes é especificada no Capítulo V – Das responsabilidades no exercício da fisioterapia do código de ética.
  • E. a presença ou não de acompanhantes durante o atendimento realizado em crianças e adolescentes é especificada no Capítulo II – Das responsabilidades fundamentais.

Questão de Concurso - 986274

Concurso EBSERH Enfermeiro - Área Oncologia 2018

Questão 49

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à ética profissional, julgue os itens que se seguem. Ao enfermeiro é vedado recusar-se a executar prescrição médica ainda que esta esteja ilegível.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 987841

Concurso EBSERH Fisioterapeuta 2018

Questão 83

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando os aspectos éticos do exercício profissional do fisioterapeuta, julgue os itens subsecutivos. O Código de Ética da Fisioterapia prevê a necessidade de comunicação aos respectivos conselhos regionais para a realização de atendimentos em grupos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 987842

Concurso EBSERH Fisioterapeuta 2018

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando os aspectos éticos do exercício profissional do fisioterapeuta, julgue os itens subsecutivos. É permitido inserir fotos dos pacientes em panfletos para divulgação comercial dos efeitos anteriores e posteriores do tratamento, desde que a foto esteja com uma tarja cobrindo os olhos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 987843

Concurso EBSERH Fisioterapeuta 2018

Questão 85

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando os aspectos éticos do exercício profissional do fisioterapeuta, julgue os itens subsecutivos. Constitui dever fundamental do fisioterapeuta colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social.
  • C. Certo
  • E. Errado