Questão 908580 - Código de Ética Profissional dos Profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

Concurso: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) 2017

Cargo: Professor - Área: Engenharia de Produção

Banca:

Nível: Superior

Legislação Federal Códigos Código de Ética Profissional dos Profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

A ética profissional de um engenheiro de produção é posta à prova em cada uma de suas decisões e ações, pois elas têm influência na vida de diversas pessoas, tais como os empresários, os demais funcionários da organização, os consumidores, as comunidades, etc. Com relação à ética profissional, considere as afirmações abaixo:

I. A reputação de um profissional é ligada a dois pilares fundamentais: sua competência técnica e sua ética pessoal.

II. Um grande desafio ético do engenheiro de produção produz-se quando ele se vê diante do dilema entre obedecer a uma legislação ou a uma demanda da organização onde ele trabalha e ambas são antagônicas. Nesses casos, o importante é garantir que possíveis consequências e sanções recairão sobre a organização, jamais sobre o engenheiro.

III. Existem situações em que decisões de fechamento de postos de trabalho e consequente perda de empregos são decisões eticamente defensáveis. Um exemplo desse tipo de situação é a automatização de atividades perigosas, que normalmente geram acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Relativamente a estas afirmativas, selecione a opção correta:

  • A. As afirmativas (I) e (II) estão corretas e a afirmativa (III) está parcialmente correta.
  • B. Somente a alternativa (III) está correta.
  • C. A alternativa (II) está errada e as demais alternativas estão parcialmente corretas.
  • D. As afirmativas (I) e (III) estão corretas e a afirmativa (II) está parcialmente correta.
  • E. Todas as alternativas estão erradas.