Imagem de fundo

“Acreditamos que uma educação ambiental, capaz de contribuir no enfrentamento da crise ...

“Acreditamos que uma educação ambiental, capaz de contribuir no enfrentamento da crise socioambiental que vivenciamos, é aquela que faz do ambiente educativo espaços de participação, em que a aprendizagem se dá em um processo de construção de conhecimentos vivenciais, que experiencie ações que tenham a intencionalidade, como uma ação política, de intervir na realidade transformando-a."(In: MELLO, S. S. de; TRAJBER, R.(coords.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2007. p.91.)

Nessa perspectiva, são feitas as seguintes afirmações: 

I. A educação ambiental contribui na formação humana, levando a tomadas de posições sobre a conservação da biodiversidade, contra o modelo capitalista de economia que gera sociedades individualistas, exploradoras e depredadoras da natureza biofísica e da natureza humana. 

II. Empenhar os alunos no fortalecimento da democracia, da cidadania, das formas comunitárias de discutir e resolver problemas, deve ser uma das contribuições da educação ambiental na perspectiva da formação humana. 

III. A promoção do autoconhecimento, do conhecimento do universo e da integração com a natureza deve fazer parte de um projeto pedagógico que se realize apenas além dos muros da escola em organizações não governamentais e em entidades filantrópicas. 


Está(ão) correta(s), apenas:



A

I

B

II

C

III

D

I e II

E

II e III