Questão 1021063 - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009

Concurso: Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) 2010

Cargo: Médico do Trabalho

Banca: Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP)

Nível: Superior

Legislação Federal Códigos Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009

Assinale a alternativa que apresenta a conduta ética e técnica do médico do trabalho diante de um trabalhador, exposto acidentalmente a material biológico (sangue) de paciente, durante coleta sanguinea, cirurgia ou manuseio de material pontiagudo ou cortante, utilizados em procedimentos médico-cirúrgicos.
  • A. Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; iniciar quimioprofilaxia; acompanhar a soroconversão e reabrir a CAT a qualquer momento.
  • B. Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; fazer a notificação do acidente; acompanhar a soroconversão e reabrir a CAT a qualquer momento.
  • C. Informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; fazer assepsia local; realizar os testes anti-HIV; anti-HBC-IGM e HBsAg, sob concordância do acidentado, iniciar imediatamente a quimioprofilaxia, encerrando o caso se os exames forem negativos.
  • D. Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; realizar os exames anti-HIV, HBsAg, anti-HBCIGM, anti-HBs e anti-HCV, sob concordância do acidentado, iniciar quimioprofilaxia e realizar acompanhamento laboratorial, após 6, 12 semanas e 6 meses, encerrando o caso se os exames forem negativos.
  • E. Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; realizar os exames anti-HIV, HBsAg, anti-HBCIGM, anti-HBs e anti-HCV, sob concordância do acidentado, iniciar quimioprofilaxia e realizar acompanhamento laboratorial aos 3, 6 e 12 meses, encerrando o caso se os exames forem negativos.