A publicidade é uma importante ferramenta de divulgação do trabalho médico. As estratég...

A publicidade é uma importante ferramenta de divulgação do trabalho médico. As estratégias de comunicação promovem aumento da taxa de frequentação e de fidelização dos pacientes ao consultório, sobretudo em ambientes altamente concorrenciais e saturados de profissionais. Cumpre destacar que grande parte das infrações éticas relativas à publicidade tem origem na inobservância das normas que estabelecem os critérios norteadores da propaganda em medicina. Considerando os apontamentos e a legislação, assinale a alternativa correta.
A
Não há vedação prevista à inclusão do nome do médico em concursos com objetivo promocional ou de propaganda, individual ou coletivo.
B
É permitido expor a figura de paciente desidentificado como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, desde que com autorização expressa do paciente e com o destino exclusivo para o público leigo.
C
O uso de imagens contendo o “antes e o depois” do tratamento é fundamental para apresentar os bons resultados que o profissional obtém com suas técnicas. Essa ação é permitida, pois a simples apresentação não configura garantia de bons resultados do tratamento.
D
Os anúncios médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome do profissional; especialidade e (ou) área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina; número da inscrição no Conselho Regional de Medicina; e número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for. Destaca-se que é permitido o anúncio de até três especialidades, desde que sejam áreas afins.
E
O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos de fins estritamente educativos quanto a assuntos médicos.