Imagem de fundo

Nos estudos sobre Educação do século XXI, tem-se refletido sobre as diferenças conceitu...

Nos estudos sobre Educação do século XXI, tem-se refletido sobre as diferenças conceituais nas abordagens educacionais. A respeito do tema, correlacione as colunas a seguir:

ABORDAGEM

CONCEITO

1. Multidisciplinaridade

a. Busca romper com as fronteiras disciplinares com o intuito de superar a fragmentação do conhecimento e constitui uma compreensão que organize holográfica e sistematicamente o objeto de investigação ou o objeto de estudo. Para tal, promove migração e articulação de conceitos e metodologias de diferentes áreas do conhecimento.

2. Disciplinaridade

b. Organização do conhecimento existente pela especificidade do seu objeto de estudo.

3. Interdisciplinaridade

c. Justaposição de disciplinas diversas desprovidas de relação aparente entre elas.

4. Transdiciplinaridade

d. Coordenação, cooperação e integração entre disciplinas, suas especificidades e seu domínios linguísticos, acerca de uma temática em comum, que demanda dialogo, abertura e atitude colaborativa dos sujeitos no ato de investigar e conhecer juntos.

5. Transversalidade

e. São temas que “atravessam”, que perpassam os diferentes campos do conhecimento.

(SUANNO, J. H.; MORAES, M. C. (org). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014 – adaptado).

A associação correta é

A

1a – 2b – 3c – 4e – 5d.

B

1b – 2a – 3d – 4e – 5c.

C

1c – 2d – 3e – 4a – 5b.

D

1d – 2e – 3a – 4b – 5c.

E

1c – 2b – 3d – 4a – 5e.