Nos estudos sobre Educação do século XXI, tem-se refletido sobre as diferenças conceituais nas abordagens educacionais. A respeito do tema, correlacione as colunas a seguir:
ABORDAGEM | CONCEITO |
1. Multidisciplinaridade | a. Busca romper com as fronteiras disciplinares com o intuito de superar a fragmentação do conhecimento e constitui uma compreensão que organize holográfica e sistematicamente o objeto de investigação ou o objeto de estudo. Para tal, promove migração e articulação de conceitos e metodologias de diferentes áreas do conhecimento. |
2. Disciplinaridade | b. Organização do conhecimento existente pela especificidade do seu objeto de estudo. |
3. Interdisciplinaridade | c. Justaposição de disciplinas diversas desprovidas de relação aparente entre elas. |
4. Transdiciplinaridade | d. Coordenação, cooperação e integração entre disciplinas, suas especificidades e seu domínios linguísticos, acerca de uma temática em comum, que demanda dialogo, abertura e atitude colaborativa dos sujeitos no ato de investigar e conhecer juntos. |
5. Transversalidade | e. São temas que “atravessam”, que perpassam os diferentes campos do conhecimento. |
(SUANNO, J. H.; MORAES, M. C. (org). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014 – adaptado).
A associação correta é
1a – 2b – 3c – 4e – 5d.
1b – 2a – 3d – 4e – 5c.
1c – 2d – 3e – 4a – 5b.
1d – 2e – 3a – 4b – 5c.
1c – 2b – 3d – 4a – 5e.