Imagem de fundo

O Capítulo III do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90, trata do...

O Capítulo III do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90, trata do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação às disposições gerais expressas na seção I do referido capítulo.

( ) Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

( ) Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

( ) Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

( ) A perda e a suspensão do poder familiar serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento dos deveres e obrigações. Desta forma, a falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA

A

V, V, V, F.

B

V, V, F, F.

C
V, F, V, F.
D

F, V, F, F.

E

F, F, V, V