Imagem de fundo

Jovens acabam com evasão escolar em MG Elói Marcelo de Oliveira, 18, tinha quase 14 ano...

Jovens acabam com evasão escolar em MG


Elói Marcelo de Oliveira, 18, tinha quase 14 anos quando deu início a uma verdadeira revolução na educação de sua cidade, Lagoa Santa (Minas Gerais). Em quatro anos, ele e a turma de amigos criaram uma ONG, a Pacto Lagoa Santa pela Educação e acabaram com a evasão escolar na região.

Tudo começou quando o pai de Elói, um economista, chegou em casa com um relatório sobre repetência e evasão escolar no Brasil. Minas Gerais era o Estado com um dos piores índices.

“Eu sempre me preocupei com a situação social do país. Chamei um amigo e decidi fazer um estudo para saber a situação em Lagoa Santa, que tinha 50 mil habitantes”, diz o estudante.

Os garotos reuniram outros amigos e fizeram um mapeamento das crianças que estavam fora da escola. “Fomos de porta em porta e fizemos o que batizamos de arrastão cívico. Procuramos o promotor de Justiça para nos ajudar.” Em 96, a entidade encontrou 120 crianças fora da escola. Conseguiram convencer os pais de 103 delas a fazer a matrícula.

Além disso, o grupo criou um programa com aulas de reforço escolar dadas pelos próprios estudantes. Aos poucos, a ONG conseguiu o apoio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), da prefeitura local e até do governo federal.

Hoje, todas as crianças de Lagoa Santa estão na escola, graças ao trabalho desses estudantes. “Para fazer alguma coisa, basta se sentir revoltado com a situação do país. Dá trabalho, mas vale cada minuto dedicado”, diz Elói.


(Folha de São Paulo, São Paulo, jul. 1999, Caderno Folhateen, p. 1-5)



Pela leitura do texto pode-se concluir que os objetivos do trabalho foram alcançados. O trecho que indica esse fato é:

A

"Os garotos (...) fizeram um mapeamento das crianças que estavam fora da escola."

B

"Aos poucos conseguiu o apoio da Unicef, da prefeitura local".

C

"Hoje, todas as crianças de Lagoa Santa estão na escola."

D

"O grupo criou um programa com aulas de reforço."

E

"Para fazer alguma coisa, basta se sentir revoltado com a situação".