Imagem de fundo

Assinale a opção em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

Assinale a opção em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

A

Além das atividades que caracterizam o estado clássico, liberal, temos uma série de outras atividades que lhes são exclusivas e que correspondem aos seus deveres como estado social.

B

Em essência, são as atividades de formular políticas na área econômica e social e, em seguida, de realizar transferências para a educação, a saúde, a assistência social, a previdência social, entre outras, bem como para a defesa do meio ambiente, a proteção do patrimônio cultural e o estímulo às artes.

C

Essas áreas não são intrinsecamente monopolistas ou exclusivas, mas, na prática, diante do volume das transferências de recursos orçamentários que envolve, são de fato responsabilidade exclusiva do estado.

D

O principal argumento econômico que lhes justifica é o que mesmo se referindo a atividades que envolvem externalidades positivas importantes, não são devidamente remuneradas pelo mercado.

E

O argumento ético para a participação do estado é o que são atividades que envolvem direitos humanos fundamentais que qualquer sociedade deve garantir à seus cidadãos.