Imagem de fundo

A partir do texto acima, assinale a opção incorreta.

A partir do texto acima, assinale a opção incorreta.

A

A "sociedade da informação" e do conhecido a que alude o texto é a que, de maneira geral, mas não uniforme, caracteriza o mundo contemporâneo, resultante das profundas transformações materiais que o século XX produziu e que, sobretudo a partir de suas últimas décadas, assentaram-se em uma verdadeira revolução tecnológica.

B

Os novos paradigmas que presidem o atual sistema produtivo em escala global permitem que se fale em preparo educacional e cultural de um país como algo tão ou mais importante que suas eventuais riquezas físicas.

C

No estágio atual da economia, em que os "novos saberes" e a inteligência — como lembra o autor — são a nova fonte de riqueza, pode-se dizer que o sistema educacional brasileiro tem conseguido responder satisfatoriamente aos desafios que lhe são impostos, de que a quase universalização do ensino fundamental seria bom exemplo.

D

Nessa atual "era do conhecimento", o dilema que se coloca diante das sociedades — especialmente naquelas que estão defasadas em relação às mais desenvolvidas — é o da escolha entre apartar-se do desenvolvimento, mergulhando em um quadro de inexorável exclusão, ou implementar um plano integrado de desenvolvimento, dedicando atenção especial à educação, ciência e tecnologia.

E

Pelo que diz o texto e, particularmente, levando-se em conta seu título, infere-se que, para acompanhar as exigências do novo tempo em que se vive hoje, as universidades são peça decisiva para que o país se sintonize com a nova realidade; para tanto, elas devem ser autônomas, ágeis e competentes.