Imagem de fundo

"As mudanças climáticas são apenas uma das causas que estão estressando o planeta....

"As mudanças climáticas são apenas uma das causas que estão estressando o planeta. [...] Na terra, por exemplo, 50% do planeta, hoje, está domesticada de forma direta pelo homem. Esse uso indevido do solo gera erosões nas grandes cidades até diminuição nas dimensões das praias nas zonas litorâneas. No mar, a pesca predatória já ocorre sobre 75% das espécies de valor comercial. Além disso, a atmosfera, por causa também do homem, apresenta uma variabilidade que foge dos padrões naturais existentes nos últimos 650 mil anos. A extinção das espécies vegetais e animais também atingiu padrões irreais neste século. Os cientistas do IGBP (Programa Internacional Geosfera-Biosfera,em inglês) concordam que o mundo está assistindo à sexta grande onda de extinção de todos os tempos".

Fonte: Terra está sob forte estresse, diz estudo. Folha de São Paulo, 05/02/2007.

De acordo com o texto é correto afirmar:

A

Que a superação dos graves problemas ambientais contemporâneos exige que o planeta seja tratado como um sistema – a terra (geosfera) e a vida (biosfera).

B

O aquecimento global provocado pelo aumento do efeito estufa é o problema mais grave enfrentado pela espécie humana, atualmente.

C

Os problemas climáticos atingiram tal gravidade nos últimos 200 anos que não existe mais a possibilidade de solucioná-los.

D

O protocolo de Kyoto representa uma medida suficiente para a solução dos problemas ambientais contemporâneos.

E

A pesca predatória é o principal fator de extinção da vida marinha no planeta e uma convenção internacional é necessária para coibi-la.