Imagem de fundo

TEXTO – FEBRE AMARELA AINDA AMEAÇA O Globo, 30-3-2008 A pesquisadora Elisabete Santos, ...

TEXTO – FEBRE AMARELA AINDA AMEAÇA


O Globo, 30-3-2008


A pesquisadora Elisabete Santos, diretora do Instituto Evandro Chagas, centro de excelência em doenças tropicais com sede em Belém, defende a realização de uma campanha nacional de vacinação contra a febre amarela. Segundo ela, essa é a única fórmula capaz de evitar que mais pessoas sejam vítimas da doença, transmitida pelo mosquito Haemagogus.

O Instituto Evandro Chagas foi o responsável pelo exame das pessoas infectadas no Brasil este ano, principalmente na Região Centro-Oeste, confirmando vinte mortes pela doença.

A febre amarela silvestre é transmitida ao homem pela picada de fêmeas de mosquitos do gênero Haemagogus, nas Américas, e Aedes, na África. Elisabete não descarta a possibilidade de a febre amarela urbana voltar, mais de 60 anos após a erradicação do país.

- A doença está tendo um comportamento atípico este ano. A febre amarela está de cara nova – diz Elisabete.

A pesquisadora afirma que todos os casos confirmados este ano aconteceram em pessoas que não haviam tomado a vacina. Elisabete diz ser inconcebível que no Brasil, um país que exporta vacinas, pessoas viajem sem se imunizar para regiões onde a doença é endêmica.


O texto traz para os leitores as palavras de uma especialista em doenças tropicais; isso é feito porque, assim, o leitor:

A

deve avaliar o trabalho do governo de forma positiva;

B

passa a criticar as autoridades que trabalham com a febre amarela;

C

dá mais credibilidade às informações dadas;

D

pode constatar que as autoridades estão trabalhando;

E

verifica a grande capacidade intelectual de nossos especialistas.