Imagem de fundo

Para cada verbo sublinhado no texto, fez-se corresponder uma regra gramatical (com letr...

Para cada verbo sublinhado no texto, fez-se corresponder uma regra gramatical (com letra idêntica). Indique a regra que não explica nem se aplica à concordância verbal empregada.

Pelo menos 90% dos brasileiros são(a) pobres. O que não quer dizer que os 10% restantes sejam(b) ricos. No século vinte, o Brasil foi um entre os cinco países que mais cresceram(c) no mundo. Junto com nossas mazelas, cresceram(d) também o número de brasileiros e a expectativa de vida. Somos, na América Latina, um dos dois países que menos acreditam(e) na democracia.

A

Quando o predicado é constituído de verbo de ligação, o verbo e o predicativo deixam-se influenciar pelo número e pelo gênero do partitivo.(Napoleão Mendes de Almeida)

B

Se o número percentual vem determinado por artigo ou por pronome adjetivo, faz-se com eles a concordância. (Luiz Antonio Sacconi)

C

A expressão mais de um pede o verbo no singular, a não ser que esteja repetida ou haja idéia de reciprocidade. (Hileta Martins & Lubia Zilberknop)

D

Se o sujeito for composto, o verbo irá, normalmente, para o plural, qualquer que seja a sua posição em relação ao sujeito. (Evanildo Bechara)

E

Quando o relativo que vem antecedido das expressões um dos, uma das (+ substantivo), o verbo de que ele é sujeito vai para a 3ª pessoa do plural. (Celso Cunha & Lindley Cintra).