Imagem de fundo

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta.

A

Na linha 12, o deslocamento do pronome “se” para imediatamente após a forma verbal “trata” não prejudicaria a correção gramatical do texto.

B

No segmento “salas de cinema para assistir a desenhos animados, cultuar personagens de cartum,” (linhas 43 a 45), a ausência do sinal indicativo de crase indica que foi empregada apenas a preposição a, exigida pelo verbo “assistir”, sem haver emprego do artigo feminino.

C

A correção gramatical e a coerência do texto não seriam preservadas se, na oração “que surgiu de forma mais intensa no fim do século 20” (linhas 35 e 36) fossem retiradas as vírgulas.

D

No trecho “Como tudo muda tão rápido, o que pode nos emprestar uma identidade que diga o que somos?” (linhas 21 e 22), a conjunção “como” poderia ser substituída pela conjunção conforme sem prejuízo para a coerência textual e a correção gramatical do período.

E

O travessão, na linha 8, foi utilizado para isolar o termo “traduziam maneiras de pensar”, pois trata-se de um adjunto adverbial deslocado dentro do período.