Imagem de fundo

Acerca do assunto tratado no texto e de temas a ele relacionados, assinale a alternati...

Acerca do assunto tratado no texto e de temas a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

A

Lula foi o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar oficialmente Israel, desde a criação daquele país, em 1948.

B

As restrições que a oposição e boa parte da imprensa demonstram em relação à política externa brasileira devem-se, sobretudo, ao claro apoio manifestado pelo presidente e outros membros do governo à ditadura hereditária do reino da Arábia Saudita.

C

Se um dos objetivos de Lula, conforme o texto, foi “aumentar o comércio entre o (...) Oriente Médio e o MERCOSUL”, infere-se que também os interesses da Colômbia, do Suriname e da Guiana foram tratados nas reuniões realizadas durante a viagem do presidente brasileiro.

D

Palestina, Israel, Jordânia, Irã e Síria são considerados Estados soberanos e independentes, sendo os dois primeiros repúblicas parlamentaristas; a Jordânia, uma monarquia; e os dois últimos, repúblicas teocráticas.

E

O processo de paz referido no segundo parágrafo é um dos maiores obstáculos à estabilidade política do Oriente Médio. As grandes riquezas petrolíferas controladas por palestinos e israelenses contribuem para os conflitos locais e para as interferências estrangeiras na região.