Imagem de fundo

Como espetáculo dramático, o futebol tem duas diferenças básicas em relação ao teatro, ...

Como espetáculo dramático, o futebol tem duas diferenças básicas em relação ao teatro, além de ser baseado em ações e não em palavras e gestos. Em primeiro lugar, o futebol não retrata um conflito entre individualidades, porém um conflito entre coletividades, que são os dois times litigantes. Em segundo lugar, no teatro, além de estar retratado um conflito entre individualidades, também os atores sabem de antemão o desfecho do espetáculo e até mesmo o público pode saber disso, bastando ler o texto da peça. No futebol, entretanto, os atores-jogadores não sabem de antemão qual vai ser o desfecho do jogo, que depende de suas ações e opções dos outros jogadores, do juiz e dos bandeirinhas. Nesse sentido, como espetáculo o futebol é aparentado ao "happening" ou ao teatro invisível. Daí o caráter intenso de sua dramaticidade.

De acordo com o texto,

A

os jogadores de futebol demonstram senso de teatralidade ao descarregarem em campo, de maneira dramática, seus conflitos individuais e coletivos.

B

o que faz uma partida de futebol assemelhar-se a uma peça de teatro é o empenho pelo sucesso com que se quer coroar o trabalho coletivo.

C

o jogo de futebol é como uma obra teatral aberta, cujo desfecho depende da interpretação que lhe dá o público espectador.

D

o jogo de futebol pode ser comparado a um espetáculo teatral de intensa dramaticidade e fim imprevisível.

E

um espetáculo de futebol não dá margem à exibição em campo dos talentos individuais, como acontece com o desempenho pessoal dos atores em cena.