Texto 03
Ressalta-se, ainda, a proposição de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que concorrem para a capacidade dos estudantes de relacionarem textos, percebendo os efeitos de sentidos decorrentes da intertextualidade temática e da polifonia resultante da inserção – explícita ou não – de diferentes vozes nos textos. A relação entre textos e vozes se expressa, também, nas práticas de compartilhamento que promovem a escuta e a produção de textos, de diferentes gêneros e em diferentes mídias, que se prestam à expressão das preferências e das apreciações do que foi lido/ouvido/assistido.
(In: Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_E F_110518_versaofinal_site.pdf)
À relação intertextual a que o Texto 03 alude, pode-se atribuir a seguinte definição:
Ocorre quando se faz a citação de outros textos ou alusão a eles.
Estrutura-se quando se realiza o emprego de modelos de estrutura já existentes para a produção de textos.
Concretiza-se na abordagem de um mesmo assunto por diferentes textos.
Decorre do encadeamento lógico de ideias, em que as unidades se encontram harmonicamente concatenadas.
Constitui-se a partir do encadeamento de sequências linguísticas com determinadas características, como estrutura sintática e relações lógicas existentes.