Questão de concurso
1
Q1596080
Língua Portuguesa Pressupostos e subentendidos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Agente Técnico - Área Administrador

Redes sociais têm provocado conflitos nas relações interpessoais


Clarisse Martins e suas amigas têm um grupo de conversas na rede social Facebook. As amigas que moram em estados diferentes se conheceram pela internet. Mães de primeira viagem, no grupo, dividem dicas e histórias dos seus filhos. Tudo seguia normal até que um comentário resultou na saída de uma das integrantes do grupo.

Para Clarisse Martins, criadora do grupo no Facebook, a internet se tornou um meio de comunicação complicado. “São vários tipos de leitores. Muitos não compreendem ou não entendem a real intenção, o sentido do que é dito e/ou escrito. Muitas vezes, eu deixo de comentar alguma coisa pra evitar atritos, até mesmo por achar que o que eu tenho a dizer sobre determinado assunto poderá causar isso. Mas, enquanto eu evito, vejo praticamente todos os dias esse tipo de situação. Principalmente no Facebook, onde mais acesso”, avalia a dona de casa.

Sobre o conflito no grupo online, Clarisse Martins recorda-se com tristeza. Tudo começou quando uma das participantes do grupo engravidou e postou a notícia para as companheiras. “Todas nós ficamos felizes, até que ela deu uma sumida. Falávamo-nos diariamente e, por problemas pessoais, ela se ausentou do grupo. As demais companheiras começaram a desconfiar que ela estivesse grávida, achei injusta a maneira como ela era encurralada de questionamentos. Cobravam o ultrassom, pressionavam, pediam fotos da barriga crescendo. Se ela dizia a data dos exames, no dia seguinte era cobrada no grupo. Eu me sentia mal em ver aquilo e só assistia”, conta.

(Disponível em: http://www.portalodia.com/noticias/piaui/redes-sociais-tem-provocado-conflitos-nas-relacoes-interpessoais-212604.html.)


Levando-se em conta o contexto da matéria, assinale a alternativa que melhor demonstre a influência negativa das redes sociais nos relacionamentos interpessoais.

A

Há um processo de desumanização de boa parte dos usuários, que estão cada vez menos preocupados com o conteúdo – e as consequências – do que publicam.

B

Há uma considerável perda de tempo que passa despercebida. O usuário usa o tempo livre que tem para bater papo nas redes sociais. No entanto, ele não percebe o tempo precioso que gastou.

C

Sensação de solidão. As redes sociais acabam oferecendo um relacionamento superficial no qual, muitas vezes, não há um aprofundamento das relações. A verdadeira dor e a angústia acabam não sendo compartilhadas

D

Cria-se barreiras para a socialização física. A pessoa tímida recorrerá às redes sociais para se expor, porém, dependendo do grau de timidez, o indivíduo pode usá-las como o único canal para interagir com as pessoas.