Imagem de fundo

Os períodos de payback são geralmente usados como critério para a avaliação de investim...

Os períodos de payback são geralmente usados como critério para a avaliação de investimentos propostos. Por ser visto como uma medida de risco, muitas empresas usam o período de payback como critério básico de decisão ou complemento a técnicas de decisão sofisticadas. Quanto mais tempo a empresa precisar esperar para recuperar seus fundos investidos, maior a possibilidade de perda. Portanto, quanto menor for o período de payback, menor será a exposição da empresa aos riscos. Em relação às deficiências do payback, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) INCORRETA(S).

I. A principal deficiência do payback é sua incapacidade de especificar qual é o período apropriado, tendo em vista o objetivo de maximização da riqueza do acionista, pois não se baseia em fluxos de caixa descontados para verificar se eles adicionam valor à empresa.

II. É simplesmente um período de tempo mínimo aceitável, determinado subjetivamente, como o momento em que o fluxo de caixa do projeto alcança seu “ponto de equilíbrio”.

III. A abordagem falha ao considerar integralmente o fator tempo no valor do dinheiro. Ela leva em consideração apenas a época de ocorrência dos fluxos de caixa.

IV. Reconhece os fluxos de caixa que ocorrem após o período de payback.

A
Apenas I.
B
Apenas I e IV.
C
Apenas II, III e IV.
D
Apenas III.
E
I, II, III e IV.