A estratégia didática do uso de Jogos em sessões didática representa uma fonte inesgotável de estudos para a Educação Matemática. Assinale a afirmativa incorreta quanto à aplicação de Jogos enquanto Tendência em Educação Matemática.
Constituem uma maneira criativa de propor problemas, permitindo apresentação de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de solução extraindo o conhecimento matemático de forma lúdica.
Os professores de Matemática utilizam os jogos com o intuito de tornar suas aulas mais agradáveis, tornando a aprendizagem do conteúdo algo fascinante. (LARA, 2004, p.1).
Os PCN’s (MEC, 1997) descrevem os jogos como uma ferramenta que leva a criança a ser estimulada a se desenvolver para resolver dificuldades ou problemas.
O professor, ao planejar sessões didáticas com a aplicação de jogos deve usar técnicas para uma exploração de todo o potencial do jogo, além de analisar metodologias adequadas para a condução da atividade que pretende realizar sob pena de se trabalhar o “jogo pelo jogo” não incentivando a reflexão matemática.
O jogo pode ser utilizado como uma estratégica didática para promover o papel do professor em sala de aula, preocupandose com a postura docente diante dos desafios de ensinar Matemática.