Imagem de fundo

Um paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, portador de artrite reumatoide, faz tra...

Um paciente de 55 anos de idade, sexo feminino, portador de artrite reumatoide, faz tratamento convencional para a sua condição patológica. Após exposição a estresse recentemente, desencadearam-se crise de dor intensa e inflamação nas articulações, sem que houvesse resposta ao tratamento habitual. Foi encaminhada à acupuntura pelo médico assistente. Nesse caso,

A

a acupuntura será eficaz para melhorar a dor e a inflamação devido às respostas ao estímulo neural.

B

pelo agulhamento nos pontos tradicionais, as áreas acometidas serão imediatamente tratadas, considerando que esses pontos tradicionais apresentam pequeno aporte de terminações nervosas, o que reduz a dor local.

C

a inflamação articular manterá os tendões e a musculatura adjacente relaxada devido à inflamação local; não há, portanto, a necessidade do agulhamento em pontos-gatilho.

D

o tratamento com acupuntura, visando à melhora geral do quadro, somente deverá ser realizado mediante a suspensão dos medicamentos.

E

a inflamação articular propicia a formação de pontos-gatilho, mas se deve evitar o agulhamento destes, considerando que os tendões estão muito acometidos e não haverá resposta satisfatória.