Os antigos médicos chineses observaram, empiricamente, os quadros clínicos que se manif...

Os antigos médicos chineses observaram, empiricamente, os quadros clínicos que se manifestavam com sensibilidade dolorosa, dor, dormência e sensação de peso nos membros, músculos, tendões, articulações ou ossos, inflamações das articulações e limitação da mobilidade. Organizaram essas informações e classificaram, com sua linguagem cultural da época, esse complexo clínico e suas variantes como um padrão patológico que denominaram de Bi Zheng ou síndrome Bi ou síndrome de obstrução. Assinale a alternativa correta com relação à síndrome Bi.

A

A síndrome Bi fixo resulta da exposição ao frio exógeno, que provoca dor ou dolorimento de localização fixa, sensação de peso nos membros e articulações, que se agravam em clima nublado ou chuvoso; a língua apresenta revestimento espessado.

B

A síndrome Bi doloroso resulta da exposição à umidade exógena, que provoca dor intensa e fixa nas articulações, limitação dos movimentos articulares e alívio por aplicações quentes; deve ser tratada por agulhamento e moxabustão em Ren 4 (VC 4), além dos acupontos locais e distais relativos aos Jing Luo afetados.

C

A síndrome Bi calor resulta da exposição ao calor exógeno, que invade os Jing Luo, causando rubor, sensação de queimação e dor nos membros e articulações; alivia-se por aplicações locais frias.

D

A síndrome Bi migratório resulta da exposição ao vento exógeno, que provoca dor topograficamente migratória em membros, articulações e músculos, além de limitação de movimentos articulares; deve ser tratada pelo agulhamento de VB 20, B 17, BP 10 e F 3, além dos acupontos locais e distais relativos aos Jing Luo afetados.

E

A síndrome Bi óssea é uma síndrome exterior que resulta de qualquer uma das quatro modalidades acima mencionadas e caracteriza-se por atrofia muscular, inchaço e deformidade articulares.